CIA. DOS INSIGHTS

Nos anos 90, o Fabio Coutinho, Dóroty Cross , Alessandra Negrini e eu fundamos a Cia. dos Insights em São Paulo, com o espetáculo BECKETT IN WHITE, depois de composta recebemos também a atriz Sandra Corveloni. No espetáculo, encena-se o texto beckettiniano "Play" que comporta um triângulo amoroso entre mulher, marido e amante.

A peça do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, Play, foi rebatizada de Beckett in White A Comédia, e foi encenada dentro de um banheiro.

Através de uma relação de adultério, Beckett cria um caleidoscópio de emoções e reflexões cuja síntese, ao apagar das luzes, é a insensatez da vaidade e a transitoriedade da vida.

Antes do começo do espetáculo enfermeiros abordam os espectadores num exame silencioso. No palco os atores estão imóveis, presos, como o homem ao mundo. São envoltos em plástico branco e movimentam apenas as cabeças. Brincam com o público com piscadas, caretas e grunhidos. A iluminação cria um espaço único entre palco e platéia. Os personagens iniciam a narrativa, cada qual do seu vértice do triângulo. Os relatos se desenvolvem isoladamente. Não há diálogo entre os personagens, mas sim, com os espectadores transformados em cúmplices e confidentes. Em Beckett in White, tanto quanto os atores, o espectador é protagonista do espetáculo. Terminadas as narrativas refaz-se a história e tudo recomeça num movimento circular. Todos os personagens, do palco e da platéia, riem compulsivamente de suas próprias tragédias. Os personagens do palco envelhecem e morrem nos movimentos de luz e sons. Assim, a cada gesto relevado por uma linguagem essencialmente teatral, desenrola-se a trama beckettiniana: absurda é a vida, a consciência da existência e da morte e da nossa insignificância. No teatro de Beckett não há nada de absurdo, mas uma aguda lucidez muito à frente do seu tempo, pelo menos para a cultura ocidental. Esta estética é explorada pela Cia. dos Insights.

A peça ficou durante muito tempo em cartaz, chegando a ter matérias de jornais em Nova York.

No começo de 2007 a Cia. dos Insights, inaugurou sua sede, o Spaço dos Insights, em Moema. Materializou um antigo sonho de ter um local próprio para exibir ao público seu repertório e também para organizar outros eventos relacionados às artes cênicas, como palestras, oficinas, workshops, além de receber projetos de outros grupos.


Entre as montagens mais importantes da Cia. dos Insights estão:

BECKETT IN WHITE A COMÉDIA: de Samuel Beckett
PAVILHÃO JAPONÊS: de Otavio Frias Filho
UMA LIÇÃO LONGE DEMAIS: de Zeno Wilde
DETENÇÃO : Criação coletiva sobre o massacre do Carandiru

Hoje a Cia. dos Insights, conta com uma equipe de 12 pessoas.

Atualmente me pego em ensaios e viagens com os atores pelo interior de São Paulo, pesquisando material para o nosso projeto, ABOIO - CONTO DE AMOR, uma criação livremente inspirada no conto da canadense Annie Proulx, que deu origem ao filme Brokeback Montain.
Está muito prazeroso este processo, os atores da Cia. dos Insights, são muito intensos nos processos de criação, o que me da plena liberdade de experimentação.

10 comentários:

  1. nossa,acho teatro algo maravilhoso.
    Uma pena que nao tenho muito conhecimento,queria frequentar mais vezes,
    parabens pelo trabalho.


    http://nadadelicada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. essa é a melhor cia de teatro de São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário acima:
    "é óbvio, é obvio, é óbvio"!

    ResponderExcluir
  4. melhor teatro d são paulo
    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  5. Recebi um email dizendo que vocês estão procurando produtor para a peça ABOIO - CONTO DE AMOR. Eu gostaria de enviar meu curriculo. Qual é o email?
    Obrigada. Marilia (mariliala@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Com certeza um lugar imensamente bom, com atores imensamente maravilhosos e com um diretor imensamente querido, que me ensinou muito mais do que cursos e faculdades...saudades de tudo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício,
    Sou figurinista formada em Moda e recentemente realizei um trabalho com o diretor Márcio Aurélio no teatro.
    Gostaria de fazer um contato e apresentar meu portfólio para a vaga de figurino na peca ABOIO.
    Para qual e-mail devo enviar meu curriculo?
    Obrigada,
    Denise Vasconcelos
    figurinista
    11 8123-3406 (de_vasconcelos@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Mauricio querido,

    Vc esqueceu de mencionar meu nome, Luciana Carvalho na Casa das Rosas em 199...
    E ai, quantos milhoes de anos???
    me manda um email lumich@msn.com, vamos colocar o papo em dia!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, ja ouviu falar de uma banda performática com o nome de "Comissários de Bordo"?
    abs
    wagner@malagrine.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só estou achando falta da trilogia das salas de autoajuda, "DASA", "MADA" e "NA" que ficaram tanto tempo em cataz no espaço de Moema e foram sucesso de público. Bjs e abs
    Ricardo Alves de Souza (neurótico?)

    ResponderExcluir